LANÇAMENTO DO FILME BRASIL : Enfrentando a Extinção, Defendendo a Vida

Enfrentando a Extinção, Defendendo a Vida conta a história das ameaças à biodiversidade, da emergência climática e da rápida destruição da diversidade cultural: uma história interconectada de dano que está ameaçando a existência humana no planeta. 

Ouvimos de lideranças indígenas em todo o mundo que estão tomando medidas e desenvolvendo soluções lideradas pelos indígenas para estas crises. É um apelo a todos para buscar caminhos para um futuro resiliente e abundante e inspirar uma ação coletiva para defender a vida na Terra.

O filme foi feito para um público indígena e como uma ferramenta para facilitadores comunitários, educadores e articuladores do movimento, com recursos insuficientes. 

Espera-se que, de posse destas informações, as comunidades estejam melhor posicionadas para se relacionar com o contexto global de manter, sustentar e promover suas culturas e territórios diversos e resilientes.

Este filme é uma co-criação entre a LifeMosaic e muitas lideranças, cineastas e conselheiros indígenas da África, Ásia, América do Sul e Polinésia.

Baixe esse filme aqui

Baixe aqui a versão para rádio

Este filme está disponível dublado em vários idiomas

Swahili, Maa, espanhol, ilocano, indonésio, inglês (dublado) e inglês (legendado).

Versões em tailandês e maori estão sendo produzidas atualmente.

Cineastas Indígenas

Priscila Tapajowara, Tapajó, Brasil.  Da Amazônia brasileira, Priscila é uma ativista indígena, ativista climática, fotógrafa, produtora de conteúdo audiovisual e coordenadora da ONG de mídia indígena Mídia Índia. (@priscilatapajowara)

Nanang Sujana, Rejang, Indonésia. Nanang é um premiado documentarista cujo trabalho envolveu direção, filmagem e edição de uma variedade de filmes, com temas ambientais, povos indígenas, sociais e direitos humanos. Ele tem trabalhado para reportagens e programação na BBC História Natural, Netflix, National Geographic, The Guardian, HBO, PBS, Al Jazeera, Stern TV e outras grandes emissoras. Atualmente ele se envolve ativamente com a Indonésia Nature Film Society (INFIS) como diretor e cineasta principal. (http://nanangsujana.id/)

Mathias Tooko, Loita Maasai, Tanzânia. Mathias é cineasta e apresentador da Rádio Comunitária Maasai. Focou no compartilhamento de informações através dos anciãos Maasai a fim de proteger a cultura e o território ancestral do povo Maasai.

Leiqui Uriana Henriquez, Wayuuu Siijona, Colômbia. Leiqui é uma documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Tv EICTV de San Antonio de los Baños em Cuba (2012). Desde 2004 ela participou de várias produções cinematográficas Colombianas/Venezuelanas incluindo para Señal Colombia, Canal Capital, ProColombia e Canal Caracol. Ela foi produtora de campo nos filmes: "Pájaros de Verano" (2017) e "Regreso al Mar de mis Muertos" (2019) e fez parte do júri do Festival Internacional de Cinema de Cartagena em suas 59ª, 60ª e 61ª edições. Atualmente ela está promovendo o primeiro Laboratório de Cinema Indígena WayuuLab na Colômbia e a Mostra de Cinema e Vídeo Wayuu MUCIWA.

Konini Rongo, Māori, Ilhas Cook. Konini é uma conservacionista, fotógrafa e cineasta. Ela também é uma guardiã dedicada de suas terras e águas ancestrais como parte do projeto de conservação, reflorestamento e segurança alimentar de Kōrero O Te `Ōrau.

Kynan Tegar, Dayak Iban, Indonésia. Kynan Tegar é um jovem cineasta Dayak de Sungai Utik, Kalimantan Ocidental. Ele foi educado em casa e faz filmes. Desde que terminou a escola primária formal, ele tem perseguido suas paixões pela fotografia, videografia, natureza e aprendizagem da cultura do povo Iban. Vivendo na casa tradicional local e aprendendo sobre os conhecimentos ancestrais com o líder da adat Apay Janggut, que defendeu ferozmente a comunidade da exploração ilegal de madeira.

Rupa Flores, Peru. Fotógrafo freelance de Lima, focado na criação de conteúdo audiovisual para a divulgação de atividades culturais e eventos sociais. Ele trabalha em estreita colaboração com Feria Perú Independiente, Proyecto AMIL, Techitos Legales e a escola de teatro Diez Talentos. Rupa tem um interesse especial em compartilhar culturas e realidades nativas através de projetos fotográficos autogeridos que ligam processos coletivos de reivindicação de direitos humanos e coletivos, bem como projetos de arte para transformação social desenvolvidos por organizações de base e povos indígenas. 
Portfólio: https://rupachay.tumblr.com/

Luis Enrique Becerra Velarde, Peru. Luis é um fotógrafo documental de Lima, com bacharelado em jornalismo pela Pontificia Universidad Católica del Perú. Ele é membro do coletivo FAC - fotografxs autocovocadxs. Seu trabalho explora a ligação entre direitos humanos, migração, gênero, patrimônio cultural, identidade e território.

Líderes Indígenas - Entrevistas

Sonia Guajajara, ARARIBOIA, Brasil. Sonia é a primeira Ministra do Ministério dos povos indígenas  e liderança indígena reconhecida internacionalmente. Ela resistiu e continua a resistir hoje: contra o machismo, como mulher e feminista; contra o massacre dos povos indígenas, como ativista; e contra o neoliberalismo, como socialista. Hoje, ela atua como ministra dos povos indígenas, Sônia está na linha de frente da luta a favor dos direitos indígenas e contra a destruição das terras indígenas, junto com a floresta amazônica. Em 2022 foi eleita como a primeira legisladora indígena federal do estado de São Paulo, Brasil.

Wrays Perez, WAMPIS, Peru. Wrays Perez Ramirez foi Pamuk ou Presidente do Governo Territorial Autônomo da Nação Wampis de 2015 a 21. Ele estudou na Universidade Carlos III de Madri (Espanha), onde recebeu o título de "Perito Universitário em Povos Indígenas, Direitos Humanos, Governança e Cooperação Internacional". Sua longa história de liderança começou com a idade de 24 anos na bacia amazônica do Peru. Sua experiência é reconhecida por organizações internacionais: ocupou a presidência da Universidade Indígena Intercultural da América Latina e Caribe e foi membro da Equipe Técnica Binacional para o Desenvolvimento e Integração Transfronteiriça entre Peru e Equador.

Tania Pariona, QUECHUA, Peru. Tania é uma líder quechua, assistente social, política e ativista dos direitos humanos de Cayara, no sul do Peru, que representou o Departamento de Ayacucho no Congresso da República do Peru. Como ativista, ela trabalha em grande parte para estabelecer a igualdade social para os povos indígenas, jovens e mulheres. Ela é membro associado da Chirapaq e faz parte da Rede Continental de Mulheres Indígenas das Américas.

Adelaida Vangrieken, WAYUU, Colômbia. Líder Wayuu da comunidade Patsualii. Ela liderou a defesa da água no território Wayuu, lutando em defesa dos rios Bruno e Ranchería e contra a exploração mineira pela mina de carvão Cerrejón.

Jakeline Romero Epiayu, WAYUU, Colômbia. Líder Wayuu do Eiruku (Clã) Epieyu, Jakeline participa dos processos comunitários no sul de La Guajira desde muito jovem. Ela é mãe de duas filhas, e faz parte do movimento Fuerza Mujeres Wayuu, criado em 2006 com o objetivo de tornar visíveis as violações dos direitos humanos e os múltiplos impactos do conflito armado nas comunidades Wayuu no departamento de La Guajira, na Colômbia, bem como destacar os impactos causados pelas atividades extrativistas, mega-mineração, barragens, energia eólica, entre outros, nos territórios Wayuu.

Dra Teina Rongo, MĀORI, The Cook Islands. Teina é a co-fundadora e coordenadora da ONG, Kōrero O Te `Ōrau. Eles apoiam os líderes tradicionais e os povos indígenas das Ilhas Cook na gestão das terras e mares tribais de sua jurisdição. Eles promovem, executam e monitoram as leis consuetudinárias que controlam todo tipo de atividade humana alinhada a seus conhecimentos e práticas consuetudinárias e asseguram que o desenvolvimento sustentável esteja de acordo com a salvaguarda de seu patrimônio cultural e valores. Teina também possui um doutorado em Biologia Marinha.

Pipi Supeni, Dayak Benuaq, Indonésia. Pipi é um líder indígena benuaq dedicado a defender o território benuaq das indústrias extrativas e outros desenvolvimentos destrutivos. Neste objetivo, ela organiza mulheres e jovens de 14 aldeias em 4 distritos do leste de Kalimantan. Junto com suas companheiras indígenas, ela revive o trabalho coletivo para inspirar e capacitar as mulheres a falarem, se levantarem e assumirem papéis de liderança tanto em suas comunidades quanto em organizações locais (PEREMPUAN AMAN Lou Bawe).

Petrus Asuy, DAYAK BENUAQ, Indonésia. Pak Asuy é um tradicional líder Dayak conhecido por defender os direitos da comunidade Dayak Benuaq e da floresta tradicional em Muara Tae. Em 2015, ele, juntamente com seus companheiros Benuaq, recebeu o prestigioso prêmio Preço do Equador das Nações Unidas por defender, proteger e restaurar sua área florestal habitual de empresas de mineração de carvão e plantações de palma de óleo.

Marisol Garcia Apagueño, KICHWA, Peru. Líder do povo Kichwa da comunidade indígena Tupac Amaru em San Martin, Peru. Ela é a atual presidente da Federação dos Povos Indígenas Kechwa Chazuta da Amazônia (FEPIKECHA) e ex-líder da Coordenadora para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da região de San Martin (CODEPISAM). Ela levou a voz das mulheres Kichwa e as reivindicações territoriais de seu povo a espaços como o Congresso da República do Peru, CIDH, UNHCHR, IUCN, COP26, COP27, FOSPA, entre outros. Ela é bolsista da 16ª edição do Curso de Especialista em Povos Indígenas, Direitos Humanos e Cooperação Internacional, da Universidade Indígena Intercultural (UII) e da Universidade Carlos III de Madri. Ela promove e pratica a filosofia de vida e luta que ela chama de "Resistência Coração Verde", em defesa dos direitos humanos e ambientais.

Samwel Nangiria, LOITA MAASAI, Tanzânia. Samwel é um defensor profundamente enraizado culturalmente das terras e da cultura Maasai. Ele fundou várias ONGs e OBCs, incluindo NGOnet, Pan-African Living Cultures Alliance, Living Cultures Movement, Oltolio Le Maa. Em 2017 ele foi aclamado como o Defensor Rural dos Direitos Humanos do Ano da Tanzânia e continua a se manifestar contra os violentos despejos forçados de seu povo de suas terras ancestrais.


Informações sobre LifeMosaic

A LifeMosaic é uma ONG que apóia comunidades e movimentos indígenas e locais para construir sua capacidade de proteger seus direitos, culturas e territórios e de determinar seu próprio futuro. Conectamos experiências de base através dos continentes, compartilhando histórias da linha de frente de crises sociais e ambientais, e histórias inspiradoras e estratégias para construir habilidades, esperança e resiliência.

Compartilhamos e cultivamos abordagens para uma visão de longo prazo e desenvolvimento autodeterminado.

Produzimos e compartilhamos ferramentas de capacitação para apoiar os movimentos locais, organizadores e facilitadores em seu trabalho de conscientização e advocacia junto às comunidades.

Apoiamos o surgimento da próxima geração de líderes indígenas, com o chamado, a consciência crítica, as habilidades e o amor de sua cultura para defender e cuidar de seus territórios.

Ajudamos a criar as condições para que líderes e comunidades tomem medidas informadas e, por sua vez, se tornem catalisadores: apoiando outros a agir; acelerando mudanças positivas; crescendo os movimentos.


Related Project:

Recent stories

LifeMosaic’s latest film now available in 8 languages

23rd Feb 2024
Indigenous communities around the world are hosting community screenings of the film 'Facing Extinction, Defending Life' to discuss the crisis on the world's climate, biodiversity and cultures and to vision community-led solutions.


การเผชิญหน้ากับการสูญพันธุ์ และการปกป้องวิถีชีวิต (Thai)

9th Oct 2023
ชุดวีดีทัศน์การเผชิญหน้ากับการสูญพันธ์ และการปกป้องวิถีชีวิต บอกเล่าเรื่องราวภัยคุกคามที่มีต่อความหลากหลายทางชีวภาพ ภาวะฉุกเฉินต่างๆที่กระทบต่อสภาพภูมิอากาศ และการทำลายความหลากหลายทางวัฒนธรรมที่เกิดขึ้นอย่างรวดเร็ว เรื่องราวที่เชื่อมโยงระหว่างกัน ต่อการสูญเสียซึ่งกำลังคุกคามต่อการดำรงอยู่ของมนุษย์โลก


© 2025 Copyright LifeMosaic
LifeMosaic is a Not for Profit Company Limited by Guarantee (Registered company number: SC300597) and a Charity Registered in Scotland (Scottish Charity number: SC040573)